5 técnicas de persuasão em vendas para conquistar clientes

glossario-de-siglas-e-abreviacoes-que-todo-dono-de-pet-shop-precisa-saber
Glossário de siglas e abreviações que todo dono de pet shop precisa saber
28 de junho de 2017
saiba-como-otimizar-os-processos-internos-do-seu-pet-shop
Saiba como otimizar os processos internos do seu pet shop
30 de junho de 2017

5 técnicas de persuasão em vendas para conquistar clientes

5-tecnicas-de-persuasao-em-vendas-para-conquistar-clientes

Quem trabalha no ramo comercial sabe como é difícil atrair o público consumidor. Mais difícil ainda é convencê-lo a adquirir um produto ou contratar um serviço. A boa notícia é que todos somos, em maior ou menor grau, suscetíveis à persuasão.

Por isso, se você deseja conquistar seus clientes, deve investir no conhecimento e/ou aprimoramento das técnicas de persuasão em vendas, que nada mais são do que estratégias eficazes utilizadas por vendedores para influenciarem na decisão de compra das pessoas.

A seguir, separamos algumas dessas técnicas para você conferir:

1. Empatia

Fundamental para se conviver em sociedade, a empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, de se conectar intensamente com uma pessoa, buscando sentir o que ela sente.

Se utilizada como uma técnica de persuasão em vendas, a empatia pode ser bastante eficaz, pois o vendedor mostrará ao cliente que compreende as suas necessidades, seus anseios e suas expectativas, estabelecendo entre eles uma relação de confiança.

Para que a venda seja efetivamente realizada, é essencial que o cliente confie em quem está lhe oferecendo o produto/serviço.

2. Reciprocidade

O princípio da reciprocidade está relacionado à retribuição de favores. Em resumo, é a necessidade que normalmente sentimos de recompensar alguém que nos faz um favor. Utilizar esse princípio é outra excelente forma de conquistar os seus clientes.

Em uma negociação comercial, por exemplo, um comprador que foi bem atendido e recebeu atenção diferenciada tende a efetuar a compra mais facilmente, já que é difícil dizer não a uma pessoa que está sendo gentil conosco.

E se o vendedor oferecer um desconto inesperado, então? As chances de concluir a venda aumentam bastante e a garantia de ser bem recomendado a outros clientes pela dedicação no atendimento também.

3. Argumentação

A argumentação é uma das técnicas de persuasão mais populares, não só entre os vendedores, mas também entre os diversos profissionais que trabalham diretamente com o público.

Para utilizá-la, entretanto, é preciso conhecer muito bem os produtos e/ou serviços vendidos, estando preparado para responder aos questionamentos do cliente e contra argumentar quaisquer comparações com a concorrência ou comentários negativos que possam surgir.

4. Autoridade

Nós temos uma tendência natural a confiar em uma figura de autoridade. Por isso, trazer a opinião e a recomendação de especialistas sobre o produto ou serviço em negociação também constitui uma técnica de persuasão bastante eficiente.

O testemunho do profissional renomado exerce relevante influência na decisão do cliente. Dessa forma, o vendedor não precisa argumentar muito e o consumidor apresenta menos insegurança com relação à compra.

5. Escassez

Utilizar a estratégia de dizer ao cliente que há pouca quantidade disponível em estoque do produto desejado ou que a promoção vai acabar logo é uma forma de convencimento que gera muitos resultados positivos, pois faz com que as pessoas sintam urgência em comprar.

Afinal, ninguém gosta da sensação de ter perdido uma boa oportunidade enquanto as outras pessoas conseguiram aproveitá-la, não é mesmo?

Se você gostou do nosso post ou conhece outras técnicas de persuasão em vendas, conta pra gente nos comentários.