6 formas de conquistar clientes usando o Facebook

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6 formas de conquistar clientes usando o Facebook

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O Facebook é responsável por grande parte do tráfego direcionado para sites de varejo. Uma boa parte dos consumidores usa a rede social para ajudá-los em suas decisões de compra, bem como para conhecer e interagir com a marca.

Por isso, explorar as possibilidades oferecidas por essas ferramentas pode não só divulgar a sua marca, mas também a entender e fortalecer a relação com seu público. Para ajudar você na missão de conquistar mais clientes pelas redes sociais — em especial, com o Facebook —, reunimos uma série de dicas imperdíveis.

Engajar os seguidores de uma página exige ações diversas, que vão desde a postagem de conteúdo e sorteios, até a criação de uma loja online na própria fan page. As estratégias são complementares, e todas devem ser mensuradas para a otimização das campanhas.

Mas vamos por partes: conheça agora 6 formas de conquistar clientes usando a rede social criada por Mark Zuckerberg.

1. Conhecendo o seu público

Conhecer o seu público-alvo é extremamente importante para oferecer produtos e serviços que sejam relevantes para ele. Procure entender quais são as expectativas que ele tem em relação ao seu produto, o que ele consome, bem como outras questões de comportamento que possam ajudá-lo a elaborar conteúdos de valor.

Mas não se preocupe! O Facebook pode facilitar esta coleta de informações. Dados demográficos e comportamentais podem ser obtidos por meio do Facebook Insights — funcionalidade que indica caminhos interessantes para você seguir. Além disso, você pode instigar seus clientes a responderem algumas perguntas para melhorar o seu serviço.

2. Engajando seus seguidores

As pessoas não entram no Facebook para fazer compras. Elas estão lá para se conectarem umas com as outras e para fortalecer relacionamentos. É seu dever, portanto, se conectar com o seu público.

Estimule interações entre vocês e entre seus demais consumidores. Faça com que eles se identifiquem com suas postagens e se sintam encorajados a marcar amigos. Conte a história de sua marca e de todos os propósitos que estão por trás dela.

No segmento de pet shops, vale contar histórias de bichinhos e dos seus donos — tudo com as devidas autorizações, é claro!

3. Divulgando conteúdos atraentes

Seus seguidores precisam enxergar mais valor em seu produto e em sua marca. Você pode oferecer dicas para a utilização do produto, pode entrevistar especialistas sobre a sua área de atuação e pode divulgar depoimentos de clientes satisfeitos.

Aqui, todo tipo de conteúdo é válido — textos, imagens, vídeos —, desde que agregue valor ao seu pet shop e, principalmente, aos seus consumidores. Sua loja deve se tornar uma referência ou uma autoridade sobre os assuntos pertinentes ao seu negócio.

4. Fazendo promoções e sorteios

De acordo com a Socially Stacked, 42% das pessoas curtem uma página no Facebook em busca de cupons e oportunidades de desconto. Por isso, ofereça promoções e ofertas especiais para seus seguidores — como a chance de ganhar um kit exclusivo em um sorteio ou um código promocional para aqueles que marcarem amigos na postagem.

5. Criando uma loja no Facebook

Há muitas formas de negócios digitais usarem o Facebook para aumentar a conversão de clientes. A maneira mais simples é divulgar um link para um produto de sua loja virtual em um post. Contudo, esta ação pode afastar o consumidor de sua página, levando-o a um potencial desligamento do processo.

Assim, muitas pessoas optam por criar uma loja no próprio Facebook. Simples de configurar, de usar e de mensurar, as lojas nessa rede social ajudam a aumentar os índices de conversão para negócios digitais. Você pode criar uma loja na sua página ou utilizar um aplicativo apropriado para isto.

O Selz, por exemplo, é gratuito, simples de usar e processa pagamentos em cartão de crédito ou PayPal. O aplicativo sincroniza automaticamente com a sua loja, então não há necessidade de estar sempre atualizando o aplicativo de acordo com o estoque. Além disso, o Selz opera também com o Pinterest e com o Twitter.

6. Promovendo seus produtos

O Facebook Ads é uma ferramenta que permite criar campanhas bem segmentadas para usuários da rede social. Lá, você escolhe quanto deseja investir, bem como os objetivos de sua campanha. A partir disto, você define os formatos de seus anúncios.

Lembre-se que é importante investir na produção de conteúdo relevante ao mesmo tempo em que investe em posts patrocinados. A articulação desses dois modelos de divulgação é uma ótima estratégia para atrair cada vez mais clientes.

O Facebook oferece diversas ferramentas para que você conheça o seu público, bem como recursos para entender como ele interage com a sua página. Por isso, é fundamental acompanhar e mensurar os resultados, verificando quais campanhas deram certo e quais ações devem ser evitadas.

Contar com profissionais de marketing pode ser um investimento e tanto para a missão de conquistar clientes! Se você gostou de nossas dicas, assine a nossa newsletter e receba muitas outras novidades em sua caixa de entrada!