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Como estabelecer metas de venda? Confira 6 dicas valiosas!

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O primeiro passo para você aprender a estabelecer metas de venda, é entender que elas são um desafio a ser superado, uma força positiva e facilitadora da sua liderança em relação à sua equipe de trabalho. Com as metas estabelecidas, você verá ao longo do tempo que você e seus funcionários terão um desempenho melhor do que quando não tinham metas fixas. As metas de venda são motivadoras!

Quando você trabalha com metas de venda, todos já sabem o quanto devem trabalhar para atingir o mínimo e, a partir daí, se superarem. No entanto, é importante sempre ter em mente que as metas devem ser resultados possíveis de serem alcançados. Isso significa que se sua empresa tem um histórico mensal de X, não dá para colocar uma meta de venda 10 vezes maior, por exemplo. Os resultados são cobrados gradativamente.

Você já viu que as metas de venda são importantes para o seu negócio. Mas como estabelecê-las? Vamos a algumas dicas valiosas. Acompanhe!

1. Faça uma análise do seu mercado de atuação

Para qualquer estratégia de vendas e marketing que você queira iniciar, é essencial uma profunda análise e conhecimento do mercado de atuação e, principalmente, dos concorrentes.

Avalie qual o percentual de crescimento da sua área, bem como a previsão de expansão. Se você não tem ideia de onde encontrar isso, busque auxílio em associações de classe, internet e órgãos de apoio a empresários e empreendedores.

2. Analise a situação da sua empresa

Você faz cálculos para saber qual o seu índice de vendas? Nos últimos meses, quanto sua empresa cresceu? É importante ter esses dados para fazer estimativas para os próximos meses e até mesmo para os próximos anos.

Apenas quando sabemos como estamos no momento atual é que podemos definir até onde queremos chegar, ou seja, quanto podemos crescer e a qual velocidade isso será possível.

3. Avalie sua capacidade de vendas

Nesse ponto, você deve mensurar o quanto sua empresa consegue vender, analisando a capacidade produtiva dos fornecedores, seu capital para compra e venda e ações de marketing de captação de novos clientes.

Com esses dados em mãos, você consegue traçar metas ousadas, mas que sejam possíveis de serem atingidas.

4. Trace as metas em conjunto com sua equipe

Quando você permite que sua equipe de vendas participe de alguns processos mais administrativos, mas que tenham relação com o trabalho de todos, eles se sentem mais motivados e comprometidos em atingir as metas de venda. Tente essa experiência!

5. Defina prazos e faça adequações quando necessário

É importante que suas metas de venda tenham um prazo específico para serem cumpridas e que não haja privilégios a nenhum dos seus funcionários.

Apesar de terem um prazo, não espere até essa data chegar para avaliar como está o desenvolvimento das vendas. Tenha um cronograma fracionado das suas metas e vá acompanhando ao longo do processo. Se perceber que algo está muito fora do controle, não hesite em fazer adaptações!

6. Especifique metas diferenciadas para produtos e serviços

Se você possui, por exemplo, um pet shop, pode ocorrer de trabalhar com dois tipos de mercados diferentes, o de varejo, para vender os produtos na loja, e o de serviços, como banho e tosa ou atendimento veterinário.

Nesse caso, crie metas diferenciadas para grupos de vendas que estejam trabalhando nos setores específicos. Não podemos comparar varejo com prestação de serviço.

Agora que você aprendeu como estabelecer metas de venda, temos mais uma dica: leia o artigo Quais são os melhores indicadores de desempenho para um pet shop?, afinal, saber analisar seus resultados é fundamental para o controle das suas vendas. Boa leitura!