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Como fazer a análise SWOT do seu pet shop

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A gestão de um pet shop requer que o empreendedor disponha de uma série de habilidades e conhecimentos específicos — sobretudo quando a intenção é garantir destaque e alcançar um número maior de consumidores.

É justamente nesse contexto que surge o SWOT, uma metodologia que visa compreender de forma objetiva a operação de uma empresa. Mas você entende como fazer a análise SWOT? Saiba que esse é um questionamento frequente entre os empreendedores do mercado pet.

Pensando nessa boa prática, preparamos um artigo com algumas dicas para otimizar as operações do seu pet shop. Acompanhe!

Conceito da matriz análise SWOT

O conceito de SWOT é originado por meio da abreviação das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats — que significam, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Ela também é conhecida como matriz FOFA (adota as iniciais das palavras em português), sintetizando o raciocínio de que Forças geram Oportunidades e Fraquezas geram Ameaças.

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão descomplicada, tendo como principal objetivo analisar quais são as vantagens e desvantagens de uma operação dentro de uma empresa. Por esse motivo, é comumente utilizada durante o planejamento estratégico, bem como análise de novos projetos.

A matriz SWOT, portanto, consiste em uma análise minuciosa dos pontos principais do negócio perante a economia atual do mercado, tornando-se uma ferramenta imprescindível para tomada de decisões, uma vez que, a partir dessa análise, é possível prevenir e antecipar circunstâncias de risco para a empresa.

Benefícios da análise SWOT

Por ser uma ferramenta utilizada em momentos de tomada de decisões importantes, ela é capaz de oferece um relatório completo sobre a empresa e seus concorrentes, reduzindo drasticamente possíveis riscos e possibilitando o alcance de novas oportunidades para o seu pet shop.

Assim, entender como fazer a análise SWOT e aplicar em sua empresa pode ser benéfico para:

  • reduzir eventuais riscos;
  • conhecer concorrentes, bem como seus pontos fortes e fracos;
  • antecipar tendências externas;
  • conhecer o cenário econômico.

Avaliar o desempenho da sua atividade por meio dessas métricas permite uma tomada de decisões muito mais precisa e estratégica para solucionar os problemas, auxiliando no crescimento do seu pet shop.

Outro ponto positivo é que, por ser tratar de uma técnica simples e de fácil aplicação, a análise SWOT pode ser usada para qualquer tipo de negócio, não importando o tamanho ou a segmentação.

Os pontos focais da análise

As forças são os diferenciais internos positivos do seu negócio, que favorecem a sua competitividade. As oportunidades são possibilidades de novos negócios ou da abertura de novos mercados, geradas por fatores que fogem ao seu controle.

As fraquezas são as deficiências internas do seu pet shop, que atrapalham o negócio. As ameaças, por sua vez, são situações externas que não estão no seu controle, mas que podem atrapalhar os negócios.

Análise do ambiente interno

Toda análise SWOT começa a partir do ambiente interno. Só depois que todos os pontos internos da empresa são entendidos, será possível passar para a fase em que a estratégia avalie situações externas.

Para isso, analise em seu pet shop os dois primeiros significados da sigla — Forças e Fraquezas. Veja se os recursos físicos e tecnológicos estão atualizados. Avalie se as regras de negócios estabelecidas atendem às expectativas dos seus clientes ou se estão dificultando as vendas.

Certifique-se de que as habilidades e competências da sua equipe estão alinhadas com as práticas de mercado e os avanços técnicos e tecnológicos. Avalie a atratividade do seu mix de produtos (rações, cosméticos, acessórios, brinquedos para pets, etc.) e serviços (banho, tosa, atendimento veterinário etc.).

O primordial entre tudo isso é identificar as fontes de receita da sua loja e descobrir os pontos fortes e fracos da sua gestão financeira. Outro ponto que deve ser analisado nesse momento da estratégia está relacionado aos fatores de vantagens desvantagens em comparação com seus principais concorrentes.

Após a análise, elabore medidas que façam com que seu pet shop se destaque no mercado e trabalhe para reverter todos os pontos negativos que fazem com que sua empresa tenha certas dificuldades em relação aos seus concorrentes.

Análise do ambiente externo

No ambiente externo, ocorrem situações em que a empresa não tem como ter o total controle — diferente do ambiente interno, que depende única e exclusivamente de ações tomadas dentro do negócio. Portanto, esse é o momento em que deve ocorrer à análise das Oportunidades e Ameaças.

É importante entender que nenhuma empresa, independentemente do setor de atuação, consegue saber ao certo seu futuro econômico, mas é possível verificar possíveis tendências — diferenciando dos concorrentes.

Para mapear as oportunidades e as ameaças que o ambiente externo oferece à sua loja, é necessário analisar, por exemplo, quais são os recursos tecnológicos usados pela concorrência e como eles favorecem as vendas. Entender o contexto socioeconômico e político e seus impactos nos resultados da loja também é indispensável.

Outro ponto importante é identificar seus principais concorrentes e procurar conhecer as forças e fraquezas deles. E, é claro, identifique seus clientes e avalie qual é o grau de satisfação e de fidelização deles.

Vale ressaltar que os aspectos a considerar citados no ambiente interno e externo não pretendem esgotar as possibilidades de análise. Eles são apenas alguns exemplos para facilitar o seu raciocínio.

Montando a matriz SWOT

A matriz SWOT é representada por uma tabela com quatro quadrantes. No lado esquerdo, aparecem os aspectos positivos — Forças e Oportunidades — e, no lado direito, aparecem os aspectos negativos — Fraquezas e Ameaças. Desenhe a matriz e liste tudo o que você percebeu durante a análise do ambiente interno e externo.

Após preencher todos os dados da matriz, faça uma análise completa e avalie possíveis ações para implementar em seu pet shop — seja para se destacar dos seus concorrentes ou para corrigir falhas internas.

Portanto, o foco nesse momento deve ser otimizar todos os processos positivos e reduzir ou extinguir todas as falhas encontradas.

Agora que você já sabe como fazer a análise SWOT, fique ciente que as forças combinadas com as oportunidades ajudam seu negócio a crescer, enquanto as ameaças e as fraquezas prejudicam seu pet shop e devem ser tratadas para impedir sua ocorrência ou minimizar seus efeitos.

Mas e você, leitor? Gostou de conhecer um pouco mais sobre como fazer a análise SWOT? Então aproveite para assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos com exclusividade em seu e-mail!