Passo a passo para implementar um programa de fidelidade no pet shop

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Passo a passo para implementar um programa de fidelidade no pet shop

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Muitos donos de pet shop não sabem, mas manter seus atuais clientes é bem mais barato do que conquistar novos. Isso porque eles já conhecem a empresa assim como os produtos e os serviços oferecidos. Nesse cenário, ter um programa de fidelidade para pet shop pode ser uma grande ajuda.

No início, pode ser que poucos clientes se vinculem ao programa, mas, com o tempo, eles perceberão as vantagens, e o número de adesões deve aumentar, gerando um impacto positivo nas finanças da loja. Essa estratégia garante uma renda recorrente para o negócio, dando um fôlego a mais ao fluxo de caixa.

Considerando a importância dessa estratégia, preparamos uma lista com cinco dicas fundamentais para auxiliar você a criar e implementar um programa de fidelidade realmente eficiente para o seu pet shop. Confira!

1. Forme um banco de dados

Antes de qualquer coisa, você precisa formar um banco de dados para ter as informações necessárias. Faça uma lista de consumidores e registre preferências e particularidades de cada um, tais como:

  • tipo e raça do animal;
  • cuidados especiais;
  • preferências por produtos e serviços;
  • frequência de visitas;
  • média de compras por mês;
  • formas de pagamento mais utilizadas.

Você pode adicionar outros elementos, a depender da relevância deles. Então, prefira ter um banco de dados completo, porém com detalhes claros e objetivos.

2. Consiga um feedback dos clientes

O comprador nem sempre expressa as suas verdadeiras vontades. Por isso, é essencial conversar com ele para descobrir quais são os desejos, anseios e problemas dele. Ao conseguir essas informações, adicione ao banco de dados e terá uma ferramenta útil para surpreender positivamente o cliente.

Utilize formulários de opiniões, faça perguntas via redes sociais e e-mails ou converse pessoalmente. A proximidade com os clientes pode deixá-los mais à vontade para se abrirem e dizerem aquilo que realmente querem.

3. Ofereça produtos e serviços adequados

Muitos vendedores focam em vender qualquer coisa só para baterem metas. Conte pontos a seu favor fazendo o inverso: aproveite as informações presentes no seu banco de dados e os feedbacks recolhidos e passe a oferecer ao cliente exatamente o que ele deseja.

Independentemente do canal de comunicação que utilizar para isso, demonstre preocupação em solucionar o problema da clientela e não apenas em vender.

Outra dica que pode reforçar um programa de fidelidade para pet shop é oferecer produtos que se complementem, passando a entregar um serviço mais completo e definitivo ao cliente.

4. Elabore um programa de recompensas

Divulgue o seu programa de fidelidade entre a clientela do pet shop e demonstre os benefícios dele. O ideal é criar um programa de acúmulo de pontos, que os clientes poderão trocar por vantagens, como outros produtos e serviços dentro da loja. Assim você aumenta o interesse do cliente e gira mercadoria mais rapidamente.

5. Faça sorteios de produtos

O sorteio de produtos pode ser uma boa oportunidade para você aumentar a base de contatos com clientes. Para isso, exija o preenchimento de um cupom com os dados necessários para você realizar o cadastro deles no sistema e sorteie produtos por meio de parcerias firmadas com seus fornecedores.

6. Ofereça prioridade

Uma das vantagens que você pode oferecer a quem aderir ao programa de fidelidade para pet shop é a prioridade no lançamento de produtos e serviços e ofertas imperdíveis.

Por exemplo, sempre que lançar um produto ou serviço e fizer uma promoção, envie um e-mail ou uma mensagem privada nas redes sociais primeiramente para seus melhores clientes. Esse privilégio fará com que eles deem preferência ao seu negócio em agradecimento.

Mais uma dica: não se esqueça de sempre tratar os animais com carinho e usar produtos de qualidade. Afinal, eles fazem parte da família e são muito queridos pelos donos. Siga esses passos e tenha um programa de fidelidade para pet shop atrativo aos olhos do cliente. Ele sai ganhando e você impulsiona o sucesso do negócio.

E aí, gostou das dicas? Então, descubra também como calcular a margem de lucro do pet shop.