Saiba como aumentar a produtividade no seu pet shop com essas 5 dicas

entenda-o-que-e-o-modelo-canvas-e-quais-as-vantagens-para-o-seu-pet-shop
Entenda o que é o modelo Canvas e quais as vantagens para o seu pet shop
13 de junho de 2017
como-organizar-melhor-agenda-do-meu-pet-shop
Como organizar melhor a agenda do meu pet shop?
15 de junho de 2017

Saiba como aumentar a produtividade no seu pet shop com essas 5 dicas

saiba-como-aumentar-produtividade-no-seu-pet-shop-com-essas-5-dicas

O mercado de produtos para animais de estimação é dono de um faturamento de mais de R$ 18 bilhões de reais. Quem trabalha nessa área lida com um público que não poupa esforço para agradar seus bichinhos, mas que também é um dos mais exigentes. Os clientes escolhem com bastante atenção os produtos que compram e os pet shops em que vão deixar seus companheiros para banhos e tosas.

Para se destacar no meio de tantos outros pet shops, é preciso dar atenção a pontos fundamentais da administração de um negócio — como apresentação, atendimento e produtividade, por exemplo.

Neste post, vamos focar neste último item citado, afinal, sem uma rotina produtiva, a empresa não consegue atrair novos interessados e fortalecer sua marca. Colocar em prática processos que melhoram a produtividade não é tarefa fácil, e começar as mudanças é ainda mais difícil.

Pensando em te ajudar, selecionamos 5 dicas para aumentar a produtividade e conseguir resultados mais expressivos. Confira cada uma delas e prepare-se para revolucionar o trabalho no seu pet shop!

1. Analise como as coisas são feitas

Para melhorar a produtividade, é preciso entender como são ordenadas as tarefas do trabalho. Passar um tempo observando a rotina dos funcionários é uma forma de encontrar obstáculos e os pontos que podem ser melhorados.

Também dê atenção à experiência que o cliente tem dentro do seu pet shop. Essa trajetória é muito importante para entender as queixas recebidas pelo estabelecimento e para analisar a satisfação dos clientes com os serviços.

2. Defina tarefas específicas

Depois de analisar como o trabalho está estruturado, chegou a hora de fazer as alterações necessárias para melhorar a produtividade.

Daqui em diante, vale definir as tarefas de cada funcionário, distribuindo responsabilidades e organizando cada rotina — atendimento, venda, limpeza, banhos e tosas etc.

Para conseguir uma boa produtividade, é bom observar as qualidades de cada funcionário. Assim, você evita erros simples, como colocar alguém muito tímido para fazer as vendas.

3. Faça listas diárias

No final do expediente, dê uma olhada antes de fechar a loja. Está faltando algum produto? As tesouras de tosa precisam ser afiadas? É preciso levar o secador para o conserto? A estante dos brinquedos para gatos está precisando de uma repaginada?

Não deixe de anotar cada um desses pontos. Dessa forma, você consegue fazê-los logo cedo e não corre o risco de esquecer. Essas listas vão ser seus companheiros na busca por uma rotina mais produtiva!

4. Pratique a liderança positiva

Aumentar a produtividade no pet shop é uma tarefa que está diretamente relacionada com a liderança no ambiente de trabalho. Profissionais liderados por chefes mal preparados tendem a perder qualidade em seus serviços e sofrer quedas expressivas no desempenho.

Ter uma liderança positiva é apontado por especialistas como uma das melhores soluções para os problemas de produtividade. Aposente o chefe que só sabe cobrar e dar broncas e traga o líder positivo para dentro do pet shop.

Liderança positiva se relaciona com o bem-estar dentro do ambiente de trabalho, com a empatia para compreender os pontos fortes e fracos de cada funcionário e com a sabedoria necessária para fazer das críticas um processo construtivo.

5. Crie metas e compartilhe os resultados

Se você precisa melhorar a produtividade, uma boa forma de fazer isso é criar algumas metas para o pet shop. Elas podem ser aplicadas para qualquer área (exemplo: fazer X tosas ao dia, vender Y reais em produtos de higiene, conseguir terminar a limpeza até às 19h).

O mais importante é que as metas estejam alinhadas com o tamanho do seu negócio e sejam possíveis de alcançar. Conforme as metas são batidas, os funcionários devem ser informados sobre as boas notícias. São eles que constroem os resultados junto com os patrões e é gratificante saber que o esforço de toda a equipe está dando certo!

Essas são algumas dicas para aumentar a produtividade do pet shop e otimizar a gestão do seu negócio.

Quer se inteirar de assuntos relacionados à administração de pet shops? Então, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais. Lá estão disponíveis conteúdos produzidos pela nossa equipe para auxiliar os gestores e apresentar as novidades do mercado!