Saiba como treinar os funcionários do seu pet shop e aumente as vendas!

5-documentos-fiscais-que-seu-pet-shop-precisa-ter-em-dia
5 documentos fiscais que seu pet shop precisa ter em dia
18 de maio de 2017
conheca-as-vantagens-do-atendimento-online-para-pet-shops
Conheça as vantagens do atendimento online para pet shops
26 de maio de 2017

Saiba como treinar os funcionários do seu pet shop e aumente as vendas!

saiba-como-treinar-os-funcionarios-seu-pet-shop-e-aumente-vendas

Contar com uma equipe capacitada, que conheça bem os produtos para pet shop, é fundamental para que você consiga alavancar as suas vendas e colocar o seu negócio no caminho para o sucesso.

Para que isso seja possível, é necessário investir no treinamento dos seus funcionários, fazendo com que eles possuam mais conhecimento sobre os itens e, ao mesmo tempo, saibam lidar melhor com os clientes que aparecem — e que podem ter perfis diferentes, necessitando de abordagens diferenciadas.

Confira, a seguir, algumas dicas de como capacitar e quais vantagens essa estratégia traz para a sua loja!

Afinal, como treinar os funcionários para aumentar as vendas de produtos para pet shop?

Descubra o que é preciso melhorar

Antes de mais nada, é preciso descobrir quais pontos precisam ser aprimorados para que os treinamentos contemplem as necessidades dos clientes. Dessa forma, você consegue garantir a eficiência dos cursos, ao mesmo tempo em que otimiza os investimentos.

Crie um planejamento para definir as bases do treinamento

Esse é o momento em que se definem questões a respeito de que forma os treinamentos serão feitos. Entre os principais pontos, podemos citar:

  • interno ou terceirizado;
  • quais cursos serão realizados;
  • quem participará;
  • qual é o investimento necessário.

Deixe clara qual é a cultura da sua loja

A cultura de uma empresa representa o conjunto de normas e de crenças que são adotadas no negócio e são refletidas nas rotinas e, principalmente, no atendimento. Nesse sentido, o ideal é transmitir para os colaboradores qual é a imagem que você deseja passar para seu público.

O objetivo é criar um ambiente acolhedor e amigável? Então, direcione seus funcionários para oferecer um atendimento que crie esse ambiente e faça com que os clientes se sintam dessa forma.

Faça uma avaliação depois do treinamento

A única forma de saber se os treinamentos foram eficazes e estão trazendo retorno para o seu negócio é fazendo uma avaliação dos processos e dos funcionários depois de determinado tempo.

Assim, você consegue saber se o aprendizado foi absorvido, se a equipe o coloca em prática e se os resultados esperados estão sendo alcançados — ou se é necessário adotar novas soluções.

Quais são os benefícios de oferecer esses treinamentos?

Desenvolve o conhecimento técnico sobre os produtos para pet shop

Alguma vez você já passou pela situação de tentar efetuar uma compra e o vendedor não saber explicar alguns aspectos do produto? Se sim, sabe como isso é desagradável e se torna um grande motivo para desistir da compra.

O mesmo acontece na sua loja. Se seus vendedores não conseguem falar como o produto funciona, como deve ser usado, a validade, entre outras coisas, não vão transmitir confiança para os clientes, o que pode prejudicar suas vendas. Com o treinamento, as chances de isso acontecer caem consideravelmente.

Aumenta as vendas

Ao desenvolver seus funcionários — ensinando as características dos produtos para pet shop e seus benefícios, melhorando as habilidades de abordagem e fechamento da venda —, eles passam a se comunicar melhor com seus clientes.

Com isso, as chances de conseguir aumentar o seu ticket médio (oferecendo outros produtos, por exemplo), fidelizar seus consumidores e fazer com que eles indiquem sua loja para outras pessoas são cada vez maiores.

Capacita os colaboradores

Por meio dos treinamentos, a sua equipe passa a saber como agir em cada situação, até mesmo naqueles casos em que o cliente ainda se encontra um pouco resistente para concluir a compra.

Aumenta a satisfação dos clientes

A partir do momento em que você muda a forma de se relacionar com seus clientes, principalmente por meio do contato direto, faz com que eles fiquem mais satisfeitos com o seu negócio e com o atendimento que é oferecido.

Em tempos de crise econômica, de dificuldades nas vendas e em que os mercados estão muito concorridos, treinar seus funcionários é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas de produtos para pet shop e melhorar os resultados da sua loja.

E então, percebeu a quantidade de vantagens de capacitar seus funcionários? Conta pra gente nos comentários!